O Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) promoveu reunião de sua Câmara Técnica de Segurança Pública nesta terça-feira, 13, na sede do DNIT, em Foz do Iguaçu.
Na pauta, medidas para restringir a circulação de caminhões de carga em avenidas centrais da cidade e normas de segurança e melhoria do fluxo de veículos na Ponte Internacional da Amizade.
Ponte da Amizade
Quanto ao fluxo na Ponte da Amizade de 40 mil veículos por dia, foi revelado que, neste final de ano, a Receita Federal deverá fazer uma experiência, alterando os horários do tráfego.
“Hoje existe uma coordenação e uma comunicação constante entre os órgãos que atuam nas aduanas dos três países da fronteira. Mas há um fluxo muito grande e que aumenta no final do ano e nos feriados”, disse o delegado da Alfândega da Receita Federal, Rafael Dolzan. “Vamos fazer uma experiência, alterando horários para o fluxo de cargas e dinamizando o acesso de veículos menores”, apontou.
Nos próximos dias, será detalhado um novo horário para a circulação de veículos de carga na Ponte Internacional da Amizade. O cronograma será divulgado entre profissionais e veículos da imprensa, setores do turismo, do transporte, da indústria e comércio, e para a comunidade da região trinacional.
Avenidas Cataratas e Paraná
Quanto à restrição da circulação de caminhões de carga nas avenidas centrais de Foz, o assunto se restringiu mais a discussões. Já que, na verdade, o problema só será solucionado com a construção da perimetral.
“Discutimos uma rota alternativa para os caminhões de carga pesada, de modo a evitar e a desafogar o fluxo no centro, que está sendo analisada pelos técnicos da prefeitura. Estamos levantando outras sugestões”, explicou Mario Camargo, presidente do Codefoz. “Tudo isso reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e diversificação dos modais de transporte, pauta prioritária do conselho”, completou.
O secretário de Governo, Tenente-Coronel Marcos Jahnke, apresentou as medidas adotadas pela prefeitura em reunião da administração convocada pelo prefeito em exercício Nilton Bobato (PCdoB). Um decreto restringe o trânsito de caminhões de carga nas avenidas das Cataratas e Paraná nos horários das 7h15 às 8h45, das 12h às 14h e das 17h30 às 19h30.
“São iniciativas adotadas em caráter emergencial, para dar uma resposta a demandas que são cobradas por toda a sociedade, principalmente após o trágico acidente ocorrido ontem na região do Boicy”, disse Jahnke. “Essa decisão da prefeitura vai melhorar o fluxo de veículos no centro, reduzir o impacto dos meios de transporte de carga e reduzir o risco de novos acidentes”, apontou. Será?