Hospital Costa Cavalcanti presenteia mães com o carimbo da placenta

A lembrança é confeccionada em folha de papel, com tinta guache.

Nessa imagem, obtida de uma reprodução do Youtube, é possível ver a placenta pintada e confecção do carimbo

A Unidade Materno do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) implantou recentemente o projeto “Árvore da Vida” para presentear as mães que ganham bebê na instituição com uma pintura feita a partir do carimbo da placenta delas.

A lembrança é confeccionada em folha de papel, com tinta guache. Nela, são registrados os dados da mãe, da criança, data, horário do nascimento e palavras afetuosas.

Explicando melhor: depois que o bebê nasce, as enfermeiras pintam a placenta com guache, depois colocam uma folha de papel em cima para fazer o carimbo e obter a imagem.

Na pintura, o cordão umbilical representa o caule, os vasos sanguíneos remetem aos galhos e o tecido placentário são as folhas. Foto: Divulgação

“Essa arte constitui uma forma de eternizar o vínculo entre mãe e filho, que teve início na gestação”, explicou a enfermeira gerente da Unidade, Bianca Ramos.

Desde 25 de setembro já foram feitos e entregues mais de 100 carimbos.

Mas afinal, o que é placenta?
É o único órgão que só existe durante o período gestacional, sendo esta a maior ligação entre a mamãe e o bebê, seu desenvolvimento inicia-se nos primeiros dias de gravidez e será a grande responsável pela nutrição (recolher do sangue materno as substâncias necessárias para o bebê), respiração (transportar o oxigênio e recolher o gás carbônico), excreção (filtrar substâncias indesejadas), proteção (imunizar o bebê) e produção de hormônios (necessários para a manutenção da gestação).

Com informações da assessoria

Sair da versão mobile