Todos os dias, às 10h30, um movimento estratégico acontece no setor de urgência e emergência do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL): é o Huddle — uma reunião rápida e objetiva entre os profissionais de diferentes setores, que tem transformado a rotina dos colaboradores.
A prática, cada vez mais comum em grandes instituições de saúde no Brasil, é inspirada no futebol americano, onde o time se reúne para traçar a próxima jogada.
No hospital, o objetivo é semelhante: alinhar informações críticas, antecipar riscos e tomar decisões em conjunto, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança, principalmente para os pacientes mais críticos.
Desde a implantação da metodologia na última semana, o impacto positivo já é percebido.
“O Huddle tem contribuído para aprimorar a comunicação entre os setores, com boa adesão da equipe multiprofissional. Isso permite decisões ágeis e alinhamentos que reduzem esperas desnecessárias”, comenta Danielle Graeff, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, que lidera as reuniões.
A nova rotina fortalece a cultura de colaboração e corresponsabilidade entre os profissionais, promovendo um ambiente mais organizado e resolutivo.
“É uma metodologia muito eficaz, porque integra todos os setores, garantindo que todos tenham a visão completa dos fluxos dos pacientes. Com isso, as decisões são mais assertivas e imediatas”, destaca a diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos.