Hotel das Cataratas agora será no estilo Louis Vuitton. Dono da marca de luxo adquire rede Belmond

Olha a localização: paisagem de luxo!

Se faltava alguma coisa pra Foz do Iguaçu atrair o turismo de luxo, agora provavelmente vai ficar completo.

O empresário Bernard Arnault, que controla marcas de alto luxo como Louis Vuitton, Veuve Clicquot, Moët & Chandon e Fendi acaba de comprar a rede de hotéis Belmond, por US$ 3,2 bilhões.

E Foz com isso? Acontece que, no Brasil, a Belmond (marca de hotéis do grupo Orient Express) tem dois hotéis cinco estrelas: o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Belmond Hotel das Cataratas, simplesmente o único instalado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. E com uma luxuosa vista para as Cataratas.

“Os ganhos para o destino serão enormes”, comemora o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

“Entraremos de vez no circuito mundial do turismo de luxo”, completa Piolla. E corrige: “Mercado super-luxo”.

O hotel

Tema de Ricardo Freire em 2015: o Hotel das Cataratas depois da reforma feita pelo grupo Orient Express.

Quando a rede Orient Express venceu a licitação, em 2007, para operar o antigo Hotel das Cataratas, que antes pertencia à rede Tropical (da Varig), já foi um salto de qualidade impressionante.

O jornalista Ricardo Freire, que colabora com o suplemento Viagem & Aventura do jornal O Estado de S. Paulo, diz que os novos donos fizeram “um belíssimo trabalho”, recuperando um hotel que estava em vias de ser fechado.

Ele se hospedou no hotel em 2015, dez anos depois de sua primeira hospedagem, que não lhe causou boa impressão. O hotel, naquela época, usava espreguiçadeiras de plástico na churrasqueira, cortinas de plástico no banheiro, colchões antigos e ar condicionado barulhento.

Mas tinha seu charme, pela vizinhança com as Cataratas, e pelo serviço “atencioso e simpático”.

Em 2015, era “outro hotel”, já voltado para o turismo de luxo, mas não “um luxo desmedido”. E sim, “elegante na medida”, disse então Ricardo Freire.

Charme

E agora, sob nova direção, como ficará? Mas calma! Antes de assumir os hotéis no Brasil, a compra do grupo bilionário tem de passar pela aprovação de acionistas e agências reguladoras, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019.

Até lá, o hoje Belmond Hotel das Cataratas, junto com o Copacabana Palace, vai ganhar um espaço especial na mídia de turismo, o que é ótimo.

6 estrelas

Olha a coincidência: enquanto a Argentina comemora a reinauguração do Gran Meliá, no Parque Nacional Iguazú, agora numa categoria 6 estrelas, aqui festejamos a vinda de um grupo de alto luxo para administrar o “nosso” hotel.

Lá e cá, um salto para o mercado de superluxo, como disse Piolla. Isso faz bem ao ego.

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