Depois apreensão, IAT vai soltar 38 pássaros na natureza

Foram apreendidos pássaros de 13 espécies diferentes, com predominância de canários-da-terra (10), tico-tico-rei (10), sabiá-barranco (7) e coleirinho (5)

Fiscais do IAT apreenderam 56 aves, de 13 espécies diferentes, em Assis Chateaubriand, na Região Oeste Foto: IAT-PR

Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, na região Oeste, fecharam na sexta-feira (21) um cativeiro ilegal de aves silvestres em Assis Chateaubriand.

Foram apreendidos 56 animais, de 13 espécies diferentes, com predominância de canários-da-terra (10), tico-tico-rei (10), sabiá-barranco (7) e coleirinho (5). Desses, 38 foram soltos na natureza (68%).

O restante, com algum problema de saúde, foi encaminhado para tratamento em Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) e para as universidades parceiras do IAT. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná.

De acordo com o chefe regional de Toledo, Luiz Fiorucci, o criador possuía 60 pássaros em casa, todos sem a autorização ambiental – quatro maritacas precisaram ficar no local, em guarda doméstica como fiel depositário por tempo determinado, por estarem chocando ovos.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile