Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela uma alta de 7,2% no volume de vendas no comércio do Paraná nos nove primeiros meses de 2024, porcentagem bem acima da média nacional, que foi de 4,5% entre janeiro e setembro deste ano.
No período, a venda de veículos, motocicletas e peças automotivas tem sido o grande destaque de 2024 no Paraná, com uma alta acumulada de 26,1% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se da segundo maior variação positiva para este setor no ano, atrás apenas de Goiás, que acumula 29,3% de crescimento.
Com 15,3% de aumento de vendas em 2024, os móveis e eletrodomésticos tiveram o segundo melhor desempenho em nível estadual nos nove primeiros meses do ano.
Depois, aparecem os materiais de construção, com alta de 13,9%, outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,8%), hipermercados e supermercados (5,8%), equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (5,1%), tecidos vestuários e calçados (1,6%).
Na contramão desse crescimento, apenas três setores registraram quedas no volume total de vendas entre janeiro e setembro: livros, jornais, revistas e papelaria, com redução de 10,3%, combustíveis e lubrificantes (-8,2%) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-5,6%).