A temperatura em Foz do Iguaçu na noite dessa quarta-feira (04) era de aproximadamente 17ºC – não tão baixa quanto o previsto para a estação.
Mas a Iluminação da Barragem Especial de Inverno superou as expectativas de jornalistas e profissionais do setor de turismo da região que acompanharam, nesta quarta (4), em Itaipu, a primeira edição do evento.
Desta sexta, 6, até 11 de agosto, o passeio contará com show de recepção aos turistas, pelo acordeonista Tiago Rossato, com a apresentação de dança “Os desafios dos barrageiros”, da Cia do Corpo, e ainda um show de fogos de artifício depois que a barragem fica iluminada.
Os turistas têm ambém a opção de jantar no Restaurante dos Barrageiros – local em que, na época da construção da usina, eram servidas 27 toneladas de comida por dia aos 30 mil trabalhadores.
Além da boa trilha sonora, o jantar inclui uma apresentação de ex-barrageiros, que fazem uma espécie de “stand-up”, contando causos engraçados e inusitados das obras da Itaipu.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, diz que a edição especial da Iluminação da Barragem faz parte de inovações nos atrativos para atingir este ano um milhão de visitantes.
O diretor-superintendente do PTI (setor que administra os atrativos da usina), Jorge Augusto Callado, diz que será dado todo apoio para atingir a meta. “Vamos buscar sempre a melhoria contínua para atingirmos um número maior de visitantes e para que todos que venham a Foz nesse período de inverno não deixem de vir à usina”, afirma.