Imagens (e assunto) do dia: começa a festa do Natal de Foz

Teste de luzes na Praça da Paz. Foto: Adilson Borges

Então, é Natal!

Sem musiquinha pegajosa, começa o “maior Natal da história de Foz”

Os organizadores da festa deste ano não têm medo de dizer que será “o maior da história”. Você, eu e todo mundo vamos conferir.

A programação começa nesta sexta, a partir das 19h30, na Praça da Paz.

Tem espetáculo – “Fábrica Mágica do Papai Noel”, tem a chegada do Papai Noel e tem também um show de fogos de artifício, com muito barulho e cores (atenção, pets, não se preocupem, é só uma festa!).

A “Fábrica Mágica do Papai Noel” (foto) é uma mistura de luzes, cores, acrobacias aéreas, música e dança, apresentada pela Felchak Produções, de Guarapuava.

O mesmo espetáculo será apresentado no sábado, (8), às 20 h.

Depois disso, vem a iluminação da Praça da Paz, decorada com árvores gigantes, um túnel de luz e a Vila do Noel, composta pela Casa do Papai Noel, o Cantinho da Leitura e de Contação de Histórias.

A tradicional Feirinha de Natal, a Vila do Artesanato e a Praça de Alimentação são o complemento certo.

Transporte

Uma das novidades deste ano é o transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para levar a população dos bairros até a praça.

As saídas dos ônibus, nesta sexta e no sábado (7 e 8), serão às 18 horas, de diferentes regiões da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade em parceria com o Foztrans e a Secretaria de Educação.

A secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima, quer garantir que a festa natalina seja aproveitada por todos os iguaçuenses.

“Queremos trazer as comunidades de bairros mais distantes do centro para participarem do Natal, que é uma festa de todos. Nossa pretensão é garantir o acesso de pelo menos 200 pessoas por dia”, explicou.

Haverá transporte gratuito também nos dias 13 e 14; 19 e 20; 22 e 23 de dezembro, sempre com saídas as 18 horas. Veja abaixo de onde sairão os ônibus.

Tem até Michel Teló

A abertura do Natal dá a largada para a maior programação da história da cidade.

Neste ano, a festa irá de 7 a 23 de dezembro e de 2 a 20 de janeiro, com mais 200 atrações artísticas ao público.

O horário para visitação e também das atrações artísticas será das 19h até às 22h. Durante todas as noites, a Praça da Paz será palco das mais variadas apresentações de teatro, música, circo e literatura.

Revezam-se no palco o Coral de Itaipu, a orquestra Viola Lindeira, a Orquestra da Câmara do Oeste do Paraná e a Curitiba Companhia de Dança, que trará o espetáculo “O quebra-nozes”.

A maior parte da programação será na Praça da Paz, mas o Gramadão terá a apresentação do superpop sertanejor Michel Teló, no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. O espaço lá é grande, mas prevê-se que vai lotar.

Realização

O Natal de Foz 2018 é uma organização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural.

O evento tem como patrocinadores a Itaipu Binacional, PTI, Furnas, Sanepar, Copel e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Sindilojas, Acifi, Sindihotéis, Instituto Pólo Iguassu, Visit Iguassu e Fundo Iguaçu.

SAÍDAS DOS ÔNIBUS

07/12
1) Jardim Almada – Rua Nilton Carrilho Afonso- entrada do Almada.
2) Lagoa Dourada- Rua Julio Brecher, 450 (em frente ao Centro de Convivência)
3) Bubas- Em frente ao Poliambulatório, Avenida Morenitas
4) Morumbi- Rua Mario Filho com a Maguari.

08/12
1) Jardim Califórnia- Rua Araci Maquiola
2) Cidade Nova- Rua Angelin Favassa
3) Condomínio Santa Rita- Avenida Írio Manganelli, 1145
4) Três Lagoas- Praça Central- Rua João Ricibri Maran, 388

13/12
1) Vila C Nova- Escola Municipal Padre Luigi- Rua Fortaleza, 45
2) Vila C Velha – Escola Municipal Arnaldo Isidoro- Rua D, 520

14/12
1) Vila São Sebastião- Em frente ao Clube de Mães –Rua Horácio Soares
Trindade, 394

2) Vila Miranda- Em frente a Associação de Moradores- Rua Rodrigues de
Freitas, 51

Veja mais fotos de Adilson Borges:

O prefeito e a primeira dama (e secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima) foram conferir o trabalho na praça, na quinta à noite.
Muito trabalho pra deixar tudo pronto pra hoje à noite.

Sair da versão mobile