Imagens do Dia: Curitiba dos contrastes e da magia

A capital paranaense é uma terra privilegiada. Sem atrativos naturais, consegue ser uma das cidades mais bonitas do Brasil. Sem um clima favorável, quase sempre fria (hoje vive uma exceção), atrai turistas de todas as partes.

Dá pra entender o porquê nestas poucas fotos da jornalista Patrícia Iunovich, que mostram não apenas a beleza de Curitiba, mas o lado perverso da sociedade brasileira, que produz os desiguais.

Na paisagem bem acabada, o homem que arrasta o carrinho em que cata o lixo dos cidadãos de melhor sorte.

O mendigo, na porta da loja que ainda não abriu para os clientes de classe média.

Mas tem também o astuto vendedor de guarda-chuvas, na espera certa de que, uma hora ou outra, os clientes aparecem.

Porque, apesar do calor espantoso dos últimos dias, na marca dos 30 graus, vai que chove. E choveu, nesta sexta, 4. E isso deixou o vendedor feliz, com os R$ 30 a cada guarda-chuva vendido.

Esta é a capital. Exemplo de urbanismo, mesmo sem deixar de ser uma cidade com as mazelas de qualquer outra  cidade, capital ou não, localizada neste país da desigualdade, da miséria, do absurdo.

As fotos dizem muita coisa. Não tudo, mas o suficiente pra se pensar, por exemplo, como Foz do Iguaçu poderia melhorar um pouco seu visual, pra deixar o visitante com a impressão de que está no paraíso ou perto dele.

Beleza faz bem a pobre, a rico, a remediado,a  turista, a morador, ao artista, à gente de direita e de esquerda. Beleza não tem sexo, não tem ideologia, não divide nem oprime. Curitiba é bela!

Veja mais fotos de Patrícia Iunovich e tire suas conclusões.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile