Até o Não Viu? foi afetado pelo temporal: primeiro, pela queda de energia e da Internet em algumas regiões de Foz; depois, porque caiu o nosso hospedeiro em Ciudad del Este.
Bem que a Defesa Civil alertou sobre o risco de temporais nas regiões Oeste e Sudoeste, com ventos fortes, raios, muita chuva e queda de granizo.
O aviso veio às 7h15. Mais ou menos três horas depois, o tempo fechou. Em Foz, houve queda de árvores, inclusive no centro, afetando o trânsito na Rua Marechal Deodoro.
A rua continua fechada até agora (14h30). Foi liberada apenas para saírem os carros que estavam estacionados. É só ver, ali embaixo, o tamanho da árvore para entender a demora.
Em Ciudad del Este, no mesmo horário, também caíram várias árvores. Uma delas, sobre um Toyota, mas sem provocar danos sérios.
Outubro diferente
A chuvarada desde que começou a primavera, na região de Foz do Iguaçu, alterou as temperaturas normais para a época. Fez mais frio e a variação da temperatura mais alta ficou abaixo da média.
Quanto à chuva, em Foz ela chega à média histórica de 186 milímetros no mês. Só nesta quinta, a previsão era de despencar um terço do que chove o mês inteiro.
E nesta sexta-feira tem mais chuva. O tempo abre no sábado, fica ligeiramente nublado no domingo e volta a chover na segunda-feira. Segundo a previsão, tem chuva garantida até sexta da semana que vem.
Pra quem não acredita em mudanças climáticas, Foz do Iguaçu pode servir de exemplo do que já acontece e do que vem por aí.
Agora, veja um vídeo do momento da chuva e do vento, no Centro Executivo da Itaipu. O vídeo foi feito por Patrícia Iunovich.