Beira a crueldade, mas vários iguaçuenses, talvez centenas, estão ficando cegos por falta de atendimento oftalmológico.
Por que isso acontece? Porque a Prefeitura de Foz do Iguaçu não assina um contrato de prestação desse serviço com a única empresa habilitada para fazê-lo: a Cristalink.
Vítima de denúncias, até agora não procedentes, a empresa deixou de atender os iguaçuenses desde o ano passado, por orientação da Procuradoria do Município, com base em algum tipo de problema burocrático.
Mas, agora, a Cristalink se habilitou novamente a prestar o atendimento no município. Ela era, até a semana passada, a única concorrente que atendeu as exigências da nova licitação.
Resultado de tudo isso: hoje cerca de oito mil iguaçuenses aguardam na fila uma consulta com o oftalmologista, só para serem diagnosticados.
Hoje (12) pela manhã, o programa Contraponto, da Rádio Cultura, transmitiu um apelo de um agricultor que está prestes a perder a vista por causa da falta de atendimento. Ele tem catarata. Seu caso é de extrema urgência e não pode aguardar uma decisão do prefeito Chico Brasileiro.
Esse agricultor não é o único. Varias pessoas já deram depoimentos no mesmo programa Contraponto e relataram o mesmo problema.
Nos bastidores, fontes informam, veladamente, que existe um lobby de oftalmologistas da cidade pressionando o prefeito e, principalmente, o vice-prefeito, Nilton Bobato, para não assinarem o novo contrato, conforme o Não Viu? já noticiou na semana passada.
Motivo: os mutirões de cirurgia de catarata, como o realizado pela Cristalinlk, além de atenderem os mais carentes, também atendem a clientela de posses que deixa de pagar mais de R$ 13 mil pelo procedimento, o que vem esvaziando os consultórios particulares. Entenderam?
Porém, quem estiver enfrentando o mesmo problema, pode responsabilizar o prefeito judicialmente. Assim, quem sabe?, alguém resolva de vez esse abacaxi.
É uma crueldade ou não é, caro leitor?