O Banco Central do Paraguai (BCP) colocou em vigor, por enquanto de forma limitada, novas funcionalidades do Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI). O objetivo é avançar na inclusão financeira e no acesso bancário.
Entre os novos serviços, três já estão sendo testados:
- – devolução de fundos – para devolver uma transferência recebida por engano;
- – solicitação de devolução de fundos – para pedir o reembolso quando o cliente cometeu um erro ao fazer uma transferência; e
- – subparticipantes, que possibilitará ao cliente de uma cooperativa receber e enviar transferências de até G. 5 milhões por meio do Sistema, a qualquer hora do dia.
Segunda fase – Além desses três serviços oferecidos em uma primeira etapa, outros serão implantados em uma segunda fase:
- – solicitação de início de pagamento – por meio da qual uma empresa terá a opção de contratar um serviço de terceiros, como operadoras de meios de pagamento, para efetuar pagamentos por meio de aplicativos;
- – solicitação de pagamento, que dá a opção de uma empresa contratar um serviço do banco ou instituição financeira para efetuar pagamentos usando os aplicativos disponibilizados pela instituição;
- – além do uso do “alias” espécie de nome que o cliente dá à própria conta, usando o número de identificação, RUC, número do celular ou e-mail habilitados para fazer uma transferência. Nesse caso ele não vai precisar divulgar o número da conta dele.
A diretora do Banco Familiar e assessora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gloria Ortega, informou que essas novas funcionalidades do Sistema de Pagamento Instantâneo começaram a funcionar na segunda-feira (17), em um ambiente controlado.
“Estão sendo realizados testes para verificar se tanto os sistemas do BCP quanto os sistemas internos das instituições estão estáveis e funcionando corretamente. Só depois é que serão disponibilizados para os usuários”, garantiu.
Essas funcionalidades, estarão disponíveis para os clientes a partir do próximo dia 11 de setembro. As outras três, previstas na segunda fase, deverão ser entregues em outubro.
Com informações do Infonegocios