Inflação no Paraguai já é menor do que a do Brasil, em 2023

O maior aumento em outubro foi registrado nos preços das carnes, onde os cortes de carne bovina aumentaram em média 4,5%

Foto ilustrativa: Agência IP

A inflação no Paraguai no mês de outubro foi de 0,5%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Banco Central paraguaio, atingindo o acumulado de 3% neste ano, abaixo dos 7,5% registrados em 2022.

O maior aumento em outubro foi registrado nos preços das carnes, onde os cortes de carne bovina aumentaram em média 4,5% e os cortes de carne suína 7,1%, após reduções nos preços nos meses anteriores. Por outro lado, os enchidos e o peixe registaram descidas de preços.

Outros bens alimentares que registaram aumentos de preços foram o açúcar e a manteiga. Por outro lado, os produtos lácteos registaram quedas de preços, especialmente queijos e ovos.

Relativamente aos combustíveis, a medição do BCP registou uma variação de 0,1% em outubro, que no acumulado de 2023 regista -7,4% e -6,7%.

Por sua vez, no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado em 2023, até setembro, é de 3,50%, segundo o IBGE.

Isso sem contar a inflação de outubro que ficou em 0,21%.

Sair da versão mobile