Às vésperas do final do ano, 20.069 proprietários de veículos automotores em Foz do Iguaçu ainda não pagaram o Imposto Sobre a Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) 2024.
O índice de inadimplência no município, segundo a Receita Estadual do Paraná, é de 16%, informa o jornal GDia na edição desta quarta-feira, 19 de novembro.
As dívidas de IPVA impedem a emissão do Certificado de Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação de automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões e demais categorias automotoras.
Transitar sem o CRLV resulta em multa pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização das pendências.
Além disso, o não pagamento do imposto também impede a transferência de propriedade do veículo e dificulta a obtenção da Certidão Negativa de Tributos na Receita Estadual.
A frota tributada neste ano na fronteira é composta por 105.206 veículos, totalizando de R$ 150.188.272,01 em IPVA que devem ser recolhidos. No entanto, até o presente 77.463 carros e motocicletas tiveram os valores completamente quitados.
Outros 5.503 utilitários estão com cotas em aberto. Este número refere-se aos contribuintes que operaram por parcelar o imposto.
Os 20 mil restantes não efetuaram o pagamento de nenhuma parcela.
Resumo da ópera: esses proprietários podem se incomodar no período das festas de final de ano, caso sejam pegos pela fiscalização que fica mais intensa nesta época do ano.