Itaipu começa a produzir experimentalmente novo combustível para a aviação

A planta piloto instalada na Itaipu Binacional é projetada para produzir 6 kg por dia de bio-syncrude, uma mistura de hidrocarbonetos criada a partir de biogás e hidrogênio verde

A planta instalada na Itaipu Binacional é projetada para produzir 6 kg por dia de bio-syncrude, uma mistura de hidrocarbonetos criada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de SAF. Foto: captura de vídeo

Ontem (18), a Itaipu inaugurou a primeira fábrica piloto do Brasil para produzir petróleo sintético sustentável para a aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF).

Esse combustível é importante, principalmente, porque é produzido com hidrogênio verde (obtido com fontes de energia limpas e renováveis) e biogás (gás obtido da decomposição de dejetos animais e vegetais em estufas).

Com um investimento de 1,8 milhão de euros do governo alemão, por meio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), a planta é projetada para produzir 6 kg por dia de bio-syncrude, uma mistura de hidrocarbonetos criada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de SAF.

O processo utiliza até 50 metros cúbicos normais por dia (Nm³/d) de biogás gerado na unidade de biodigestão da Itaipu, combinado com 53 Nm³ de hidrogênio verde produzido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O bio-syncrude produzido na Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis será enviado para o Laboratório de Cinética e Termodinâmica Aplicada (Latca) da UFPR, em Curitiba, para caracterização e refino, visando obter frações de combustível sustentável para aviação. Além disso, o Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (Labmater) da UFPR, em Palotina, conduziu estudos sobre o processo de reforma a seco do biogás e desenvolveu os catalisadores utilizados na planta.

Segundo Rafael Hernando de Aguiar Gonzalez, diretor-presidente do CIBiogás, o Paraná tem um potencial para produzir 15 mil metros cúbicos por ano de SAF.

 

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