A Itaipu Binacional divulgou nesta sexta-feira (2) o balanço das primeiras compras de casas realizadas dentro das ofertas diretas aos moradores da Vila A. Segundo a empresa, na primeira fase de ofertas de venda direta, das 21 moradias ofertadas no primeiro lote, 15 moradores já optaram pela compra, sendo que 13 deles já quitaram o valor da casa e o restante ainda está dentro do prazo de pagamento. Isso representa um percentual de 71% de casas vendidas.
Em um segundo lote de imóveis, a Itaipu entregou propostas a outros 110 moradores. Destes, 60 já indicaram a compra (54%) e apenas sete apresentaram a negativa. O restante ainda está com o prazo de resposta aberto.
Ao todo, já foram entregues 130 propostas a permissionários, que são as entidades que administram os imóveis cedidos pela usina como, por exemplo, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Ministério do Trabalho.
Os valores variam conforme localização, metragem do terreno e da residência, entre outros, mas, de acordo com a Itaipu, de todas as casas, 70% estão dentro dos valores que permitem aquisição pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.