Itaipu, do Paraguai, comemora neste 27 de abril o Dia Internacional da Anta

No Centro Ambiental Tekotopa existe uma população de 6 fêmeas e 6 machos

O Dia Internacional da Anta é comemorado todo dia 27 de abril, com o objetivo de conscientizar sobre a importância das antas nos ecossistemas e promover sua conservação. 

A Itaipu Binacional, da margem paraguaia, associou-se à celebração e reafirmou seu compromisso com a conservação da biodiversidade e das florestas, habitat desta e de outras espécies naturais.

A anta ou Mborevi (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre da América do Sul e é reconhecida como “a jardineira da floresta”, pois sendo um grande herbívoro que percorre grandes distâncias, dispersa as sementes das plantas que consome, beneficiando a floresta na disseminação dessas espécies de plantas.

São animais longevos, podendo viver por volta dos 30 anos de idade e seu período de gestação é de aproximadamente 13 meses. Eles são bons nadadores, usando sua proboscídea (nariz móvel) para respirar ao nadar. Uma das características desta espécie é que tem 4 dedos nas patas dianteiras (falta o polegar) e 3 dedos nas patas traseiras (faltam o primeiro e o quinto dedos).

No Centro Ambiental Tekotopa da Itaipu paraguaia existe uma população de 6 fêmeas e 6 machos, dos quais se define quem são do plantel e os do plantel de exposição, enquadrados na árvore genealógica interna da espécie.

Curiosidade: o Dicionário Online de Português também define esse nome como o de uma “pessoa de pouca ou nenhuma inteligência”, mas do Rio Grande do Sul é usado para definir um “indivíduo esperto; aproveitador”.

 

Atividades especiais no refúgio da Itaipu no Dia Internacional da Anta. Fotos: IB/Paraguai

Sair da versão mobile