Em relação à notícia de que Itaipu vai financiar a construção de uma ponte ligando Foz do Iguaçu a Hernandarias, no Paraguai, a binacional esclarece:
“A propósito da notícia divulgada por vários meios de comunicação do Brasil e do Paraguai, de que a usina de Itaipu financiará a construção de uma nova ponte ligando Foz do Iguaçu a Hernandarias, a diretoria da Itaipu Binacional esclarece que só tomou conhecimento do assunto por meio da imprensa. Nada foi oficializado até o momento e, portanto, a empresa só se manifestará sobre o tema depois que isso acontecer, já que se trata de uma decisão das altas partes contratantes dos governos do Brasil e do Paraguai, países aos quais a Itaipu pertence.”
Histórico
O presidente paraguaio, Horacio Cartes, disse em abril que havia autorizado a Itaipu Binacional a financiar a construção da nova ponte entre os dois países, mas isso ainda não tinha sido conversado com o governo brasileiro.
O presidente eleito, Mario Abdo Benítez, esteve com o presidente Michel Temer, no mês passado, e também falou sobre a importância da nova ponte. Os dois governos concordaram em discutir o assunto.
Pode ser que de fato a Itaipu seja convocada a contribuir com a obra, mas em matéria de ponte os iguaçuenses estão “vacinados”: a “segunda ponte”, aquela que ligaria Foz a Presidente Franco, está com o projeto concluído faz tempo, mas dinheiro, que é bom…
Essa ponte teve o local escolhido em 2009 e em 2010 informava-se que ficaria pronta em 2012. Pois é, há seis anos!