Itaipu oferece a visitantes bebida que “purifica o sangue e atrai sorte”

O ingrediente principal é a arruda (Ruta graveolens), planta perene e arbustiva que cresce entre 50 e 100 centímetros de altura, com flores amarelas

Plantas e a bebida foram oferecidas no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, na margem paraguaia. Foto: divulgação/IB

A Itaipu Binacional da margem paraguaia se uniu ontem (1º) às comemorações do Dia Nacional de Pohã Ñana e Carrulim com a entrega de mudas e da tradicional bebida.

A iniciativa, que teve como objetivo destacar a importância dessas tradições na cultura paraguaia, foi realizada no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Binacional, localizado na cidade de Hernandarias.

Visitantes e trabalhadores das diversas áreas da empresa saboreavam o tradicional carrulim, bebida consumida todo dia 1º de agosto com a finalidade de purificar o sangue e atrair boa sorte, segundo o costume herdado pelos guaranis.

Os ingredientes da bebida são cachaça, limão e, principalmente, arruda (Ruta graveolens), planta arbustiva que cresce entre 50 e 100 centímetros de altura, com flores amarelas.

Segundo a empresa, essa planta é conhecida por suas propriedades antigripais e é utilizada na medicina natural no tratamento de doenças respiratórias, principalmente na estação fria.

A espécie é produzida no Jardim Medicinal do Centro Ambiental Tekotopa da Itaipu, do lado paraguaio.

Carmen Coronel, responsável pelo Projeto Plantas Medicinais da Itaipu, disse que também foram distribuídas mudas de diversas espécies medicinais, como onça-pintada ka’a, boldo, menta’i, cânfora, agrial e verbena-limão do Paraguai.

Com informações da IB do Paraguai

Sair da versão mobile