Itaipu se consolida como a maior geradora de energia do mundo

A nova marca mundial foi atingida pela usina na semana passada: 2,8 bilhões de megawatts-hora

Foto: reprodução da edição do jornal da Unicon que comemorou o início da produção de energia.

Diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional celebraram, nesta quinta-feira (15), juntamente com colaboradores de ambas as margens, a nova marca mundial atingida pela usina na semana anterior: 2,8 bilhões de megawatts-hora de produção acumulada desde o início da geração de energia, em 1984.

O feito reforça a posição de Itaipu como a usina que mais produziu eletricidade na história.

A cerimônia foi realizada no hall do Edifício da Produção, localizado no ponto central da barragem, com um grupo pequeno de colaboradores, respeitando os protocolos de enfrentamento da pandemia de covid-19.

A solenidade foi transmitida pela internet para os demais empregados e empregadas da empresa.

O diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, enalteceu a participação dos milhares de trabalhadores brasileiros e paraguaios que, desde o início da construção até os dias de hoje, contribuíram para o atingimento dessa marca.

Na solenidade, o general João Francisco Ferreira lembrou ter visitado a usina, como turista, ainda em 1984, quando apenas uma unidade geradora estava em funcionamento. E sua satisfação pessoal de agora, como diretor-geral e com a usina em pleno funcionamento com 20 unidades geradoras, presenciar esse novo recorde. Foto: Divulgação

 

 

Sair da versão mobile