Em Itaipu, técnicos estão ligados na Copa… pra atender demanda extra do Brasil

Desta sala – a CCR – é feito o acompanhamento dos equipamentos de Itaipu. Já o controle do despacho de carga (energia) é feito em outra área do setor técnico.

Quando tem jogo da Copa do Mundo, especialmente do Brasil, ocorre um fenômeno no setor elétrico brasileiro: o consumo cai durante a partida, quando “todo mundo” para pra ficar em frente à TV, e dispara no intervalo e no final do jogo. E isso exige muita atenção de usinas e distribuidoras.

Em Itaipu, que responde sozinha por 15% do consumo brasileiro, a atenção é redobrada, com a preocupação de garantir o pronto atendimento da demanda de energia elétrica nesses períodos.

O pessoal vai ficar de olho nas telas… dos computadores, pra acompanhar a demanda e as orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

É o que vai acontecer hoje, na abertura da Copa do Mundo na Rússia, nos dias dos jogos da seleção brasileira e na final (15 de julho), especialmente.

Para garantir a segurança energética neste período, até as visitas turísticas e institucionais, nos dias de jogos mais importantes, serão restringidas.

No caso das visitas turísticas, a restrição valerá para o Circuito Especial – o mais completo e que leva os visitantes para dentro da usina. Os demais passeios, incluindo a Visita Panorâmica, não sofrerão mudança.

O gerente geral do Circuito Turístico Itaipu (CTI), Jaime Nelson Nascimento, disse que as datas do Circuito Especial nos jogos mais importantes da Copa já foram bloqueadas para venda. Haverá remanejamento de horário para os visitantes que já compraram as visitas pelo site.

Da mesma forma, as visitas institucionais que estavam agendadas também foram remanejadas pela Divisão de Relações Públicas, responsável pelo serviço.

A estreia da seleção brasileira será no domingo (17), às 15h – mesmo horário do último jogo da fase de grupos, contra a Sérvia, no dia 27. Nesses dois dias não haverá Circuito Especial (manhã e tarde).

Já no jogo contra a Costa Rica, no dia 22, marcado para as 9h, o Circuito Especial poderá ser feito após às 14h. Nas fases seguintes, a regra também será aplicada, conforme a evolução da seleção brasileira no torneio.

Na grande final, no dia 15 de julho, marcada para as 12h, as visitas institucionais e os Circuito Especial estarão fechadas durante todo o dia.

Sair da versão mobile