O Centro de Controle de Zoonoses decidiu usar o fumacê só nas áreas onde foi confirmada a circulação dos vírus da dengue e zika em pessoas e animais.
Os bairros são: Campos do Iguaçu, Jardim América (duas áreas), Padre Monte, Jardim São Paulo, Jardim Central, Morumbi II e São João.
A orientação é para que os moradores deixem as portas e janelas abertas para maior circulação do produto no interior das casas, onde os mosquitos costumam se abrigar.
“Escolhemos os horários justamente pelos hábitos do mosquito, mas também por outros fatores, como a intensidade do vento, a temperatura e o trânsito, dentre outros”, explicou Jean Rios, coordenador do Comitê Municipal de Controle e Prevenção à Dengue.
Os carros circularão em ciclos de três dias para melhor cobertura de cada área.
Cuidados
Além da boa receptividade ao fumacê, os coordenadores ainda alertam a comunidade para os cuidados básicos nos quintais, mantendo a limpeza.
“A aplicação do fumacê é uma ação complementar das demais iniciativas de combate ao Aedes aegypti. Todos os moradores destas áreas devem redobrar a atenção e realizar em suas casas aquela vistoria e eliminar qualquer objeto que possa acumular água e virar criadouro do mosquito transmissor”, alertou Jean.
Denúncias
Se você sabe onde há criadouros de mosquito, como calha entupida, poço ou fossa abertos, casas abandonadas e piscinas sem tratamento, entre outros, avise o CCZ, pelos telefones 3524-8848, 99997-4448 (CCZ) ou 3308-2171.