“Jacaré do Lago” de Ciudad del Este está cada vez mais “espaçoso”

Desta vez, o jacaré entrou nas instalações da estação elevatória da ESSAP - Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai S.A.

Banho refrescante. Foto: La Clave/Reprodução

Ontem (8) o já famoso “jacaré do Lago”, conhecido dos moradores da região central de Ciudad del Este, amanheceu dentro das dependências da estação elevatória da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (ESSAP).

A presença do animal surpreendeu os funcionários da Companhia, que fica às margens do Lago da República. Ele foi hidratado e depois retornou ao habitat, em direção à área arborizada que chega ao leito do córrego Amambay, principal afluente do Lago de a República.

Segundo um vídeo repassado aos jornalistas do La Clave, o jacaré também foi visto no domingo (7) à noite, na rua que margeia o Lago. Um agente da Polícia Nacional tentou fazer com que o animal voltasse para o local de origem, mas ele acabou seguindo até a estação elevatória, onde passou a noite.

É um exemplar grande e, como observado, com boa saúde.

Foi o segundo avistamento do animal em menos de um mês. No dia 24 de dezembro ele foi visto a cerca de 500 metros da estação elevatória da ESSAP. As imagens feitas por quem estava no local viralizaram nas redes sociais.

O Lago da República abriga uma variedade de animais, incluindo jacarés, que ajudam a controlar as populações de presas e desempenham um papel importante na cadeia alimentar. Embora não sejam nativos da região, até o momento o reservatório tem se mostrado um local seguro para eles.

Geralmente os jacarés evitam os humanos, mas é importante ter cautela ao visitar o lago e evitar chegar muito perto caso encontre algum exemplar. A Direção de Gestão Ambiental da Prefeitura de Ciudad del Este mantém o local sinalizado e também cercado, para tentar evitar que os animais deixem o espaço.

Com informações do La Clave

Sair da versão mobile