Jacaré teria sido morto por “caçadores” próximo ao centro de Ciudad del Este

Além disso, a falta de oxigenação teria causado morte de peixes no Lago da República

A carcaça do animal foi encontrada no centro de Ciudad del Este. Foto: divulgação

Um dos jacarés do Lago da República, próximo ao centro de Ciudad del Este, no Paraguai, foi encontrado morto. A suspeita, segundo o engenheiro Leopoldo Alarcón, assessor da divisão de Áreas Protegidas, do departamento de Gestão Ambiental do Município, é que animal tenha sido vítima de algum “caçador”.

A Prefeitura foi informada sobre a morte do animal e encontrou a carcaça dele marcada por duas perfurações no tronco. Além disso, a cauda estava cortada, o que levou os responsáveis a suspeitar de “caça furtiva”.

O engenheiro Alarcón disse que a parte comestível do animal, que geralmente é vendida, foi retirada. Ontem (10) mesmo a carcaça foi retirada do local.

Mortandade de peixes – Outro problema, segundo a Prefeitura local, foi que a falta de oxigenação da água devido ao acúmulo de resíduos no Lago teria causado a morte de alguns peixes. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira (11) pela Prefeitura.

No total, cinco peixes de grande porte foram encontrados mortos em uma região do Lago. O canal que abastece o local estava bloqueado por causa do acúmulo de capim seco e de matéria orgânica em decomposição. “Acreditamos que a mortalidade tenha sido específica deste setor, porque em nenhum outro lugar encontramos peixes mortos”, disse o Engenheiro.

Ele acrescentou que a causa provavelmente se deve à diminuição do oxigênio na água, o que teria feito com que os peixes ficassem presos e acabassem sufocados.

A meio da manhã de segunda-feira (11) a região do Lago passou por uma limpeza, mas a vizinhança ainda terá que conviver com o mau cheiro, pelo menos até que a água volte a circular com mais fluidez, explicou o técnico.

Poluição – Sobre a poluição do lago, o engenheiro disse que os sedimentos chegam até o local levados pelas corredeiras. Ele explicou que a estação elevatória da Itaipu Binacional realiza controle periódico da qualidade da água. “Acho que eles têm informações mais precisas sobre a qualidade da água em si. Agora o município vai começar a fazer controlos ou análises de água paralelamente ao que faz a ESSAP”, concluiu.

Com informações da Prefeitura de Ciudad del Este

Sair da versão mobile