Japão lança o segundo satélite desenvolvido em parceria com o Paraguai

O satélite deverá monitorar a sistema de distribuição energia paraguaio, principalmente no Chaco

O satélite paraguaio-japonês Kitsune foi lançado neste sábado, 19 de fevereiro de 2022, aproximadamente às 14h39, na missão Cygnus NG-17. Foto: Paraguai TV

No sábado,19, o Instituto Tecnológico Kyushu (Kyutech), do Japão, lançou o segundo satélite desenvolvido em parceria com o Paraguai.

O lançamento ocorreu um ano após o lançamento do primeiro satélite paraguaio, GuaraniSat-1, também resultado de uma parceria entre Kyutech conjunto com a Agência Espacial Paraguaia (AEP), ANDE e a Universidade Nacional de Assunção (UNA).

O presidente da ANDE, Félix Sosa, informou, durante o lançamento do satélite, chamado de Kitsune, que o aparelho ajudará o setor elétrico do Paraguai, com novas incorporações tecnológicas.

“Através deste satélite poderemos receber os dados técnicos dos equipamentos que estão instalados em todo o sistema elétrico e, principalmente, em todo o Chaco paraguaio”, afirmou. 

Segundo ele, neste momento, os técnicos da ANDE estão desenvolvendo a interface entre os equipamentos que já recebemos do Japão e que serão instalados no Chaco e o satélite, para que a ANDE possa receber dados técnicos e parâmetros elétricos das equipes de distribuição e, com base nisso, tomar decisões em benefício dos clientes”, assegurou.

A participação paraguaia é realizada no âmbito da cooperação internacional sem nenhum custo para o país.

Sair da versão mobile