JF concede mandado de segurança para animal de estimação atravessar a Ponte Tancredo Neves

Moradora de Curitiba, queria aproveitar o período de férias para realizar viagem turística com o animal, de ônibus, até a cidade de Mendoza, na Argentina

Ponte Tancredo Neves. que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina. Foto ilustrativa: PMFI/Divulgação

A Justiça Federal do Paraná determinou que o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entregue Certificado Veterinário Internacional para que animal de estimação acompanhe dono em viagem internacional. O mandado de segurança foi concedido pelo juiz federal Vicente Ataide Jr., proferido durante plantão judiciário.

A autora da ação adotou como animal de estimação um cachorro sem raça definida.

Moradora de Curitiba, queria aproveitar o período de férias para realizar viagem turística de ônibus até a cidade de Mendoza, na Argentina, tendo por ingresso a Ponte Internacional Tancredo Neves em Puerto Iguazu.

Ciente da obrigação de solicitar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para o trânsito entre os países junto ao MAPA, levantou toda a documentação necessária e realizou o pedido antecipadamente.

Contudo, reclamou que o auditor fiscal solicitou correções e a instrução de documentos adicionais no processo. A autora alegou que, após enviar a declaração solicitada a respeito das datas de nascimento do animal, aplicação da vacina antirrábica e do respectivo reforço, houve a negativa em emitir o e-CVI sob o argumento de que o feito só deveria retornar “após atender às solicitações anteriores”.

 Para obter mais informações clique aqui

Sair da versão mobile