Lá vem água: Itaipu deve abrir o vertedouro no Dia de Finados

Vertedouro da Itaipu. Foto: IB/margem

A Itaipu Binacional deverá abrir as comportas de seu vertedouro no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, devido à cheia da Bacia do Rio Paraná segundo informa o site paraguaio da empresa.

 

A empresa está retendo o máximo de água possível, para não aumentar ainda mais os prejuízos causados abaixo da barragem pela cheia do Rio Iguaçu, que nesta manhã de segunda-feira (30) atingiu 24 milhões de litros por segundo o máximo possível de água.

Mas, devido às chuvas na região acima da barragem, a binacional prevê a abertura das comportas no dia 2 de novembro, atingindo o máximo de escoamento no dia 5 de novembro, domingo que vem, com 4.300 litros de água por segundo.

Segundo a Itaipu, nas últimas 48 horas, foram registradas altas precipitações que afetaram principalmente as bacias dos rios Piquirí e Ivaí, com valores médios que ultrapassaram 100 mm sobre essas regiões e valores pontuais de até 150 mm.

Isso gerou um aumento significativo na vazão dos referidos rios. “Vazão essa que chegará ao reservatório da Usina Hidrelétrica nos próximos dias”, segundo a IB.

“Neste cenário observado e previsto, estima-se um aumento gradual das vazões tributárias para Itaipu ao longo dos próximos dias, com valores máximos previstos da ordem de 17.000 m³/s nos dias entre 2 e 5 de novembro”, informa a binacional.

Em relação às previsões de chuvas, com a persistência de elevados teores de umidade e altos índices de instabilidade na região, são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, com volumes significativos sobre a bacia a montante da Itaipu.

Sair da versão mobile