Leite materno pode proteger bebês da Covid-19? Pesquisa brasileira busca a resposta

Até o momento, 276 mulheres já foram inseridas no projeto da Fiocruz Amazônia e Ufam

Atualmente, o projeto procura voluntárias puérperas para participar da pesquisa (foto: Eduardo Gomes/Fiocruz Amazônia)

Em Manaus, a população estimada de gestantes é de 28,4 mil mulheres e de puérperas, 4,7 mil. Segundo dados do Vacinômetro Covid-19 Manaus, até o momento, somente 6.606 gestantes e 1.680 puérperas receberam a primeira dose da vacina.

Coordenado por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um estudo está investigando a importância dos anticorpos anti-Sars-CoV-2, presentes no leite materno, na proteção do bebê contra Covid-19.

A equipe do projeto PROTECTCoV-19 recruta grávidas, a partir da 28º semana de gestação, e puérperas, com idade maior ou igual a 18 anos, para participar do estudo, que pretende saber o papel dos anticorpos do leite materno na proteção contra Covid-19.

Até o momento, 276 mulheres já foram inseridas no projeto. O recrutamento continuará acontecendo, até a equipe atingir a marca de 800 participantes.

A química de alimentos, Lirna Souza, de 33 anos, resolveu participar do estudo logo que soube de sua realização, pois acredita que além de encontrar respostas para seus questionamentos, ajudará também nas descobertas científicas.

Com informações da Fiocruz

Sair da versão mobile