A se confirmar a notícia postada pelo jornalista Dante Quadra, no site da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, o pastor Sadi Buzanelo, até ontem presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e um dos maiores críticos da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, pode assumir a pasta, para alegria ou desespero de muita gente.
Ele disse, segundo informa Dante Quadra, que tem conversado com o prefeito Chico Brasileiro sobre o assunto desde o ano passado.
Como presidente do Comus, Sadi foi implacável na crítica à secretaria, principalmente depois que Inês Weizemann assumiu a prefeitura e, depois, essa pasta.
A crítica aumentou mais ainda, depois do sucesso do programa de cirurgias de catarata, promovido pelo governo do Estado em conjunto com a prefeitura, por meio da contratação da empresa Cristalink.
Nos bastidores, essa postura crítica é vista como decorrência da vontade de Sadi querer voltar a ser secretário. Ele já foi secretário de Saúde no governo do então prefeito Harri Daijó. Sua gestão, no entanto, é pouco lembrada. Por que será, hem?
Mas, agora, se Sadi assumir a secretaria, a população vai poder analisar se suas críticas ao setor são resultado de investigações dignas do inspetor Hercule Poirot, dos livros policiais da escritora Agatha Christie, ou do inspetor Jacques Clouseau, dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa.