O Ministério dos Transportes confirmou ao jornal Gazeta do Povo que o tráfego de veículos na Ponte da Integração deve ser liberado no segundo semestre de 2025.
Segundo o jornal, em matéria publicada na edição de domingo, 29 de dezembro, isso deve ocorrer mais especificamente em dezembro do ano que vem, com a conclusão das obras da Perimetral Leste, que vão dar acesso de veículos à ponte.
A ponte liga Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, foi construída para desafogar o tráfego de veículos na Ponte da Amizade, ficou pronta em dezembro de 2022, mas, por falta de vias de acessos, dos dois lados da fronteira, não pode ser utilizada ainda.
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional (Codetri), Roni Temp, consultado pela Gazeta do Povo, o prazo para liberação da ponte ao tráfego de veículos em 2025 é uma “expectativa otimista” por parte das autoridades.
“Houve muita falta de planejamento para essa obra, pois não é apenas a ponte. A perimetral é essencial para retirar os caminhões do centro de Foz de Iguaçu”, disse Temp.
Até o momento, a Itaipu Binacional, do lado brasileiro, responsável em financiar a Perimetral Leste, já investiu R$ 72,2 milhões na obra, que está 53% concluída, segundo o DER-PR, fiscaliza a iniciativa.