Daqui a exatamente 22 dias o Paraguai terá novo presidente. No dia 15 de agosto, assume o cargo o presidente eleito Mario Abdo Benítez, mais conhecido como Marito.
Até agora, sete presidentes confirmaram que irão ao Paraguai para assistir à cerimônia de posse, entre os quais o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
O Paraguai reconhece Taiwan como país independente, enquanto o Brasil considera a China como detentora da jurisdição sobre o território taiwanês. Mas Brasil e Taiwan mantêm relações econômicas e culturais.
Além do presidente de Taiwan, confirmaram presença os chefes de Estado do Brasil, Michel Temer; do Uruguai, Tabaré Vázquez; da Argentina, Mauricio Macri; do Panamá, Juan Carlos Varela; do Equador, Lenín Moreno Garcés; e da Guatemala, Jimmy Morales.
Dos países vizinhos, falta confimar a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales, que recentemente se reuniu com Mario Benítez, em La Paz, e do Chile, a quem Marito também visitou este mês.
Vice
Na cerimônia de posse, também prestarão juramento o vice-presidente, Hugo Velázquez, e os novos ministros do governo Marito.