Matriz São João Batista já tem nova logomarca para comemorar o centenário, em 2024

Mais atual, ela mantém os traços que fizeram de sua construção um patrimônio cultural e religioso da Tríplice Fronteira

Prestes a completar cem anos, a Paróquia São João Batista – a primeira igreja de Foz do Iguaçu, localizada no centro da cidade -, ganhou uma nova logomarca. A arte foi criada especialmente para marcar o jubileu do centenário, em junho de 2024.

A pedido do Conselho da Matriz São João Batista, a logomarca foi desenvolvida pela agência Pop, sob o comando do publicitário Darlon Dutra, que é de Cascavel, mas mora em Foz do Iguaçu há mais de 30 anos.

A logomarca não é apenas um símbolo qualquer, ela atende critérios de um manual de identidade visual. O documento técnico contém um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização da marca, para facilitar a correta propagação, percepção, identificação e sua memorização.

Segundo Valdir Garbin, coordenador do Conselho da paróquia, “a ideia foi propor um conceito moderno, sem descaracterizar os traços da igreja, a mais antiga de Foz do Iguaçu, que tem sua história ligada fortemente com a região toda, pela sua importância e referência como primeira igreja Católica de Foz do Iguaçu”.

Em 1924, em reconhecimento a sua importância, São João Batista, que dá nome à igreja, o precursor de Jesus e o último dos profetas, foi escolhido como padroeiro da cidade.

A escolha é atribuída a dona Leiva, esposa do diretor, à época, da Colônia Militar, que doou uma imagem do santo para a primeira celebração realizada em uma capela próxima ao local onde atualmente a igreja está localizada, na parte alta central da cidade

Com informações da assessoria

 

Sair da versão mobile