Médica youtuber de Foz é um dos destaques em matéria da Folha de S. Paulo

Reprodução da Folha de S. Paulo.

A médica iguaçuense Laura Lúcia está entre os seis médicos “youtubers” ouvidos numa reportagem especial da coluna Equilíbrio e Saúde, da Folha de S. Paulo, na edição de segunda-feira, dia 18.

Os seis são profissionais que utilizam as redes sociais – tendo o Youtube como base – para divulgar informações médicas e dicas de saúde.

No caso da Dra. Laura Lúcia, o foco dela são as mulheres e os cuidados íntimos.

“Todo mundo sabe os cuidados básicos com os dentes: passar fio dental, escovar após as refeições. Então, meu sonho é que todas as mulheres saibam quais são os cuidados básicos com a região íntima”, disse ela à Folha de S. Paulo.

O canal de Laura Lúcia no Youtube, “Saúde da Mulher”, já tem 242.831 inscritos (nesta quarta pela manhã. O número aumenta diariamente).

Os vídeos que ela posta são vistos por milhares de mulheres. Um deles, por exemplo, “5 informações que o ciclo menstrual diz sobre sua saúde”, teve 132 mil visualizações. Outro, ‘Cuidado com o que vocês andam usando nela!”, já marca 257 mil visualizações.

Vídeo recordista. Chegando a 800 mil visualizações.

O recorde, até agora, é do vídeo “Doutora, posso depilar tudo?”, com 784 mil visualizações.

A Dra. Laura Lúcia segue as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o uso das redes sociais pelos médicos.

A Folha ouviu José Fernando Vinagre, do CFM, sobre o assunto. Ele disse que “redes sociais como YouTube, Instagram e WhatsApp fazem parte do cotidiano das pessoas, e o conselho não vê com nenhuma restrição a divulgação de assuntos que são pertinentes e de interesse da sociedade”.

O que não pode, segundo ele, é prometer curas milagrosas, divulgar nomes de medicamentos (somente os princípios ativos podem ser citados), prescrever medicamentos, expor pacientes e cuidar quando fala de medicamentos ainda não reconhecidos e em fase de estudos.

No mais, como no caso da Dra. Laura Lúcia, as mulheres agradecem por colocar à disposição informações importantes para sua vida sexual e pessoal.

 

VOCÊ JÁ CONHECE?

Sair da versão mobile