Menos brasileiros abastecem em Ciudad del Este. Vantagem no preço despencou

Foto: Vanguardia

A desvalorização do real diminuiu a vantagem de abastecer com gasolina em Ciudad del Este.

O Diário Vanguardia diz que os postos de combustíveis reduziram aproximadamente 40% suas vendas, com a queda no número de brasileiros, que antes iam em massa para abastecer.

Em abril, maio e junho, segundo a Associação de Proprietários de Postos de Serviços de Ciudad del Este, houve o pique de procura pelos brasileiros.

A diferença, na época, era de 1.800 guaranis (na cotação de hoje, R$ 1,28) por litro de combustível, e os brasileiros faziam filas nos postos paraguaios. Os motoristas eram não só de Foz do Iguaçu, mas de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e até de Santa Helena, segundo a associação.

Atualmente, quem mora mais longe de Ciudad del Este já não abastece ali, porque a diferença no preço em relação ao mercado brasileiro baixou para R$ 0,60 por litro.

A diferença ainda compensa para quem é de Foz, mas aqui há a opção de abastecer com etanol, cuja diferença torna este combustível bem mais vantajoso.

Os postos de Ciudad del Este só não reclamam muito porque têm clientela cativa de brasileiros: os 15 mil estudantes que cursam em faculdades locais. Eles continuam a abastecer ali mesmo, como lembra a associação de postos.

Sair da versão mobile