Amanhã, 7 de janeiro, o Ministério dos Transportes abre a série de leilões de 2025 com a concessão da ponte internacional São Borja – Santo Tomé, que liga Brasil e Argentina.
O evento acontecerá em Foz do Iguaçu (PR).
A expectativa é de US$99 milhões em investimentos no trecho, que concentra cerca de 23% das operações comerciais entre os dois países e 39,98% das relações comerciais entre Brasil e Chile.
O prazo da concessão é de 25 anos e a empresa vencedora será responsável por realizar um conjunto de intervenções técnicas e operacionais na estrutura.
Com 15,62 quilômetros de extensão e acessos, a ponte é fruto de um acordo binacional assinado em 1989.
O que está previsto
O novo contrato de concessão terá duração de 25 anos. Durante o período, a futura concessionária deverá realizar um conjunto de intervenções para recompor e aprimorar as características técnicas e operacionais das estruturas físicas da Ponte Internacional.
Também será de responsabilidade da concessionária a manutenção tanto do trecho situado em território brasileiro quanto do localizado em solo argentino. Entre as obras a serem executadas estão a construção de faixas de acesso, uma nova área para veículos apreendidos, pátio para caminhões e instalação de um novo sistema de iluminação.
Dentre as inovações do projeto destaque para Operação do Centro Unificado de Fronteira (CUF), que responde pelo atendimento dos veículos de carga internamente e serviços de suporte às atividades de desembaraço alfandegário, além de inspeções e verificações exigidas pelos órgãos públicos. A proposta prevê ainda degraus tarifários associados ao Capex, o fator de desconto associado aos serviços obrigatórios e os investimentos em Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT), voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços pertinentes à infraestrutura rodoviária.
Foz do Iguaçu
As pontes Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu à Argentina, e as Pontes da Amizade e da Integração, que liga Foz ao Paraguai, também serão leiloadas.
A justificativa para leiloar essas obras é “reduzir a burocracia e agilizar a liberação de cargas, trazendo ganhos de eficiência significativos”.
Pontes prontas para serem concedidas:
- São Borja (BR-285): a Ponte Internacional da Integração sobre o Rio Uruguai liga São Borja, no Brasil, a Santo Tomé ( Argentina).
- Uruguaiana (BR-290): Ponte Internacional Uruguaiana (Rio Grande do Sul)-Paso de los Libres (Argentina) liga as duas cidades.
- Ponte Binacional Franco-Brasileira (BR-156),sobre o Rio Oiapoque liga Oiapoque, no Amapá, a São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa.
- Ponte da Amizade (BR-277), que liga Foz do Iguaçu no Brasil a Ciudad del Este, no Paraguai.
- Ponte Tancredo Neves (BR-469), liga Foz do Iguaçu, no Brasil, com Puerto Iguazú, na Argentina.
- Ponte Barão de Mauá (BR-116), sobre o Rio Jaguarão, liga Jaguarão (RS) e Rio Branco, no Uruguai.
- Ponte da Integração (BR-277), que liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.
Serviço
O quê: Leilão da ponte internacional São Borja – Santo Tomé
Quando: terça-feira (7/1), às 14h
Onde: Belmond Hotel das Cataratas, BR 469, Km 32 – Foz do Iguaçu (PR)