Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2025, o emprego no setor público caiu 8,4%, o equivalente à eliminação de 42.034 empregos.
“A redução de pessoal, usando números de fevereiro, permite uma economia anual de aproximadamente US$ 1,65 bilhão, o que se traduz em menos impostos para todos nós. Como o presidente Javier Milei proclama, menos governo significa menos impostos e mais liberdade”, disse Federico Sturzenegger, ministro da Desregulamentação e Transformação do Estado.
A análise dos dados destaca os declínios na Administração Pública Nacional (APN) e nas empresas estatais. Durante esse período, a APN reduziu seu quadro de funcionários em 11,8%, enquanto a redução nas empresas estatais chegou a 15%.
Durante os primeiros 15 meses da administração do presidente Javier Milei, foi observado um declínio em vários tipos de emprego no setor APN.
O número de empregados permanentes e temporários caiu 6%, enquanto os empregados contratados pela Lei-Quadro (Lei 25.164) e os empregados com contratos LOYS (monotributistas pelo Decreto 1109/17) tiveram quedas muito mais acentuadas, de 18,6% e 50,7%, respectivamente.