Nos anos 1990, foi o destino de brasileiros que queriam comprar terras e produzir; hoje, o Paraguai é procurado por profissionais que o mercado brasileiro não absorve, mas têm contratação garantida no país vizinho.
No Paraguai, oficialmente, residem hoje mais de 300 mil brasileiros, que nas últimas décadas encontraram ali a esperança de uma vida melhor. O número só perde para os mais de 1,4 milhão de brasileiros residentes nos Estados Unidos.
Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido e Portugal são os países mais procurados por brasileiros em busca de novas oportunidades, segundo matéria do jornal Gazeta do Povo, baseada em dados do Ministério das Relações Exteriores.
A busca pelo Paraguai aumenta à medida que o país se firma como atraente para negócios e é cada vez mais procurado por empresas brasileiras que querem se livrar dos impostos altos, dos custos cada vez mais elevados e das eternas incertezas da economia do Brasil.
Ao contrário dos Estados Unidos, para onde vão pessoas que se submetem até a empregos informais, atraídas pela promessa do “American Dream”, o Paraguai é o destino de brasileiros que veem no país a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, em áreas onde no Brasil já não encontram espaço de atuação.
Essa “fuga” de brasileiros mostra que, por aqui, não deve haver barreiras à entrada de venezuelanos ou de bolivianos, por exemplo, que também estão em busca de uma nova chance de vida. Pra muitos deles, o Brasil é a esperança, como outros países são a esperança de brasileiros.