Já pensou se um teleférico unisse Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú? E, de quebra, Hernandarias e Presidente Franco, no Paraguai?
Pois tem uma multinacional interessada em explorar esse serviço. E, na quinta-feira, 26, em Ciudad del Este, o plano foi apresentado aos prefeitos de Foz, Chico Brasileiro, e de Ciudad del Este, Sandra Zacarías, numa reunião que contou ainda com a presença do governador de Alto Paraná, Fernando Schuster, o prefeito de Presidente Franco e outras autoridades.
A reunião foi divulgada via Facebook pela prefeitura de Ciudad del Este, informando que “avança a intenção de habilitar o serviço de teleférico nas três fronteiras”.
Segundo a prefeitura da cidade paraguaia, tudo ainda vai depender de um trabalho dos três governos, para habilitar os serviços aduaneiros e de migrações.
A empresa austríaca-suíça Doppelmayr, que já implantou 14.900 teleféricos em 95 países, acha que o mercado da tríplice fronteira é promissor.
O gerente executivo da Doppelmayr no Brasil, Rafael Lemos (foto), que participou da reunião em Ciudad del Este, diz que “o projeto é viável na região”.
Para Lemos, o teleférico “é importante para o desenvolvimento não só das três cidades, Foz, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, para para a região como um todo. Vai agregar valor”, afirma.
O presidente da Câmara Municipal de Ciudad del Este, Alejandro Monzon, afirma que o teleférico poderia atender não apenas ao fluxo turístico, mas também “seu complemento, que é a parte comercial, especialmente para Ciudad del Este”.
“Sonho”
O prefeito Chico Brasileiro (foto) diz que “o teleférico é um sonho, é algo que vem, estrategicamente, desenvolver a nossa região, e estamos trabalhando para que seja viável em nossa fronteira”. Ele diz que a região “tem um grande potencial” e que “merece este tipo de investimento”.
Em La Paz
A Doppelmayr tem uma série de sistemas de teleféricos, para os mais variados usos – apoiados, de pêndulo, combinados, de gôndolas, de poltronas, etc (confira em https://www.doppelmayr.com/pt/produtos/). A empresa garante que está preparada para todos os desafios nos mercados tradicionais e novos”.
A empresa tem filiais em 40 países. Entre os 95 países em que implantou sistemas de teleféricos, está a Bolívia. Em La Paz, o transporte público conta com duas linhas de teleféricos.