“Muy amigos”? Argentina quer cobrar pedágio de barcaças paraguaias num trecho do Rio Paraná

O Ministério dos Transportes da Argentina decidiu, unilateralmente, aplicar um pedágio para o trânsito internacional de embarcações de carga

Julio César Arriola, Ministro das Relações Exteriores. Foto: Agência IP

O Paraguai reiterou, nesta terça-feira (25), sua rejeição à aplicação de pedágio para o trânsito internacional de embarcações de carga, principalmente das barcaças que escoam a safra do país, no trecho do Rio Paraná que faz fronteira com a Argentina.

O chanceler nacional, Julio César Arriola, informou que, nos primeiros dias de novembro, técnicos paraguaios e argentinos tentarão encontrar uma solução para o impasse.

O Ministério dos Transportes da Argentina decidiu, unilateralmente, aplicar um pedágio para o trânsito internacional de embarcações de carga no trecho do Rio Paraná, entre o Porto de Santa Fé (Km. 590 da Hidrovia) e a Confluência com o Rio Paraguai (Km. 1240 da Hidrovia).

Segundo Arriola, se a intenção da Argentina se concretizar, haverá um impacto negativo de cerca de 30 a 40 milhões de dólares nos custos operacionais de embarcações autopropulsadas e comboios de bandeira paraguaia que utilizam o trecho em trânsito internacional com cargas de exportação e importação.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile