Na contramão do Brasil, Paraguai adota o horário de verão como único

Por sua vez, o Brasil decide nesta terça-feira (15) se adotada ou não a volta do horário de verão, alegando a estiagem como principal motivo

Foto ilustrativa: Agência IP

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, promulgou a Lei nº 7.354, na qual estabeleceu que o horário de verão, atualmente em vigor, permaneça permanentemente nos 12 meses do ano.

Portanto, a partir de março do ano que vem, o Paraguai não precisará mais atrasar ou adiantar seu horário, pois agora o horário conhecido como horário de verão – que inclusive voltou a ser aplicado no dia seis desse mês – passa a valer durante o ano inteiro.

A proposta legislativa teve origem no Senado e, após processo de análise nas duas câmaras do Congresso nacional, foi sancionada em 24 de setembro. Com esta nova disposição do horário oficial, o Paraguai terá -3 GMT como horário ao longo do ano, o mesmo horário que se aplica na Argentina, Uruguai, Chile e alguns estados do Brasil.

GMT ou Greenwich Mean Time (Hora Média em Greenwich) é a hora no meridiano que atravessa o laboratório astronômico da cidade de Greenwich no Reino Unido.

Vale ressaltar que, anteriormente, o Paraguai tinha horário de verão e inverno, este último entrou em vigor a partir do quarto domingo de março e se estendeu até o primeiro domingo de outubro, horário em que entrou em vigor o horário de verão.

Brasil
Por sua vez, o Brasil decide nesta terça-feira (15) se adotada ou não a volta do horário de verão, alegando a estiagem como principal motivo. Tudo isso, embora especialistas do setor, não alinhados com o governo federal, discordem dessa decisão, como pode ser conferido AQUI.

Sair da versão mobile