Na disputa pela Itaipu, Lula quer Samek, mas Gleisi quer Verri

Samek também é o preferido por Janja, Celso Amorim e pelo chanceler Mauro Vieira

Mirante do vertedouro da Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/IB

O jornalista da CNN Brasil Caio Junqueira revela (veja aqui) que existe uma disputa acirrada pelo cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu entre Jorge Samek, que já ocupou o cargo por 14 anos, e o deputado federal Enio Verri.

Segundo o jornalista, “a disputa se afunilou entre Samek e Enio após uma intensa disputa nos bastidores que envolveu ainda outros cotados como o também deputado federal Zeca Dirceu e Requião, ambos do PT.

Requião, segundo petistas ouvidos pela CNN, defendia assumir a companhia no modelo “porteira fechada”, quando todos os cargos abaixo deveriam passar por ele.

Zeca acabou indo para a liderança do PT na Câmara e se aliou à presidente do partido, Gleisi Hoffmann, na defesa do nome de Enio, que tem feito campanha aberta pelo nome dele.

O entorno da petista afirma que Enio tem boa formação –ele é economista pela USP–, mas não tem intimidade com a área.

Além do presidente Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira, segundo petistas, preferem Samek. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também tem simpatia por Samek, pois trabalhou com ele em Itaipu”.

Vale ressaltar que, quem assumir a direção da Itaipu vai ter de enfrentar um “pé de guerra” com o Paraguai na renegociação do Anexo C, do Tratado de Itaipu, que vai determinar a nova composição dos valores da tarifa de energia da usina.

Sair da versão mobile