Aos 70 anos, o ex-deputado federal Nélton Friedrich aposentou-se por Itaipu, mas não está fora da política, como muitos pensam.
De volta ao PDT, ao qual se filiou no início do mês, Nelton vai disputar uma vaga na Câmara Federal. O retorno ao PDT ocorre 14 anos depois de ter se desfiliado.
Em 2004, como o partido não concordava com a política do governo Lula, abandonou a base aliada e pressionou Nelton a deixar o cargo de diretor de Coordenação de Itaipu.
Ameaçado de expulsão, Nelton preferiu desfiliar-se e permanecer como diretor de Itaipu, ao lado do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.
Em 2006, ele se filiou ao Partido Verde, mas não aceitou o convite para concorrer ao governo do Estado, em 2010. Continuou na Diretoria de Coordenação de Itaipu até 2017, quando houve a troca de toda a diretoria, com exceção da Jurídica.
Nelton foi primeiro do MDB, que virou PMDB. Em 1988, discordou da linha do partido e ajudou a fundar o PSDB, onde só ficou um ano, passando ao PDT. Após a passagem pelo PV, sem disputar qualquer eleição, ele volta ao PDT para tentar o retorno à Câmara Federal.
O partido vai disputar o governo do Estado com Osmar Dias.