A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) vai reunir mais de 300 representantes do setor de multiplicação de sementes de soja durante o Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja, ENSSOJA. Com uma programação exclusiva, o evento é voltado para convidados e será realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, nos dias 23 e 24 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR).
O presidente da Associação, Gladir Tomazelli, destacou a relevância do Encontro, uma vez que a ABRASS reúne os principais multiplicadores de sementes do País, respondendo pela comercialização de mais de 50%, da demanda do mercado.
“O ENSSOJA é um importante evento do setor de sementes de soja a nível nacional e será uma grande oportunidade para troca de experiências entre os convidados, multiplicadores, empresas de tecnologia, de genética, pesquisadores, associações e demais elos da cadeia, além da presença de vários parlamentares, ligados a FPA. É um encontro realizado pela ABRASS, entidade que se tornou referência no setor de sementes, especialmente pela sua forte atuação nas relações institucionais e nas políticas do setor.”
Programação – A 3ª edição do ENSSOJA será oficialmente aberta na quinta-feira (23), às 17h30, e na sequência será apresentado o painel “Panorama do Mercado de Sementes de Soja – Relevância e Desafios”, com a participação do Fundador e CEO da Blink Inteligência Aplicada, Lars Schobinger. Na sequência o sócio da Action Consultoria, João Henrique Hummel, fará uma “Análise da Atual Conjuntura Política – Congresso Nacional”.
Na sexta-feira (24), temas pertinentes como os Cenários da Produção Agrícola (André Pessoa – CEO da Agroconsult), Biotecnologia, Genética e Tratamento de Sementes (João Braga – Líder de vendas de licenciamento – Corteva), Avanços da Pesquisa em Genética e Biotecnologia (Dr. Alexandre Nepomuceno – Chefe Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja – EMBRAPA/SOJA), “Tymirium Technology” (Gustavo Alves – Desenvolvimento Técnico de Mercado para Seedcare no Sul do Brasil), Uso de Reguladores Hormonais na Qualidade de Semente de Soja (Fellipe Goulart Machado – CentroAGRO Pesquisa no Cerrado – Sumitomo Chemical), Protocolo de Sementes ABRASS (Prof. Dr. Géri Eduardo Meneghello e Prof. Dr. Francisco Amaral Villela – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cenários e Conjuntura no Mercado de Sementes no Brasil (Anderson Galvão – Fundador e diretor da Célere® – Bayer – Intacta2 Xtend – Monsoy), Impactos da Reforma Tributária para o Setor Agropecuário (com Renato Conchon – Coordenador do Núcleo Econômico da CNA), O que o Mercado e os Multiplicadores podem esperar da GDM nos próximos anos, (César Poletto – Líder de Negócios da GDM), Cuidar do Amanhã começa Hoje (Karina Lima – Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios para o Grupo Croda na América Latina), 25 anos de Avanços da Biotecnologia para o Setor Agropecuário (Eduardo Leão – Presidente da CropLife Brasil), Importância da Atualização da Lei de Proteção de Cultivares – LPC (Fabricio Rosa – Diretor Executivo da Aprosoja Brasil), e as Atualizações Normativas no Setor de Sementes (Edilene Cambraia Soares – Diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do MAPA), além da Mesa redonda com Parlamentares e das visitas aos estandes dos patrocinadores que apresentarão várias novidades. Para o ecerramento foi programada uma palestra da jornalista e idealizadora do Movimento Produtividade Sustentável, Izabella Camargo, sobre Produtividade Sustentável.
Dessa maneira, o encontro representa uma ocasião de significativas conexões e negócios, de fortalecimento de parcerias, aprimoramento técnico focado no alto padrão de qualidade e sustentabilidade de produção, onde os melhores produtores de sementes de soja do país, investidores, empresários, pesquisadores e especialistas técnicos, lideranças políticas, sojicultores e as principais entidades do setor, estarão focados nas boas práticas e no compartilhamento de conhecimentos, expertises e inovações com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dessa cadeia pujante.
ABRASS – A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja tem sede em Brasília (DF) e foi fundada em 2012 com o objetivo de congregar em uma Entidade de classe os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, criando um ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto final, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.
Atualmente o corpo de associados está distribuído em 10 estados do país, representando grande parte da produção de sementes de soja do Brasil.