Nesta tarde, eclipse solar parcial poderá ser visto na Tríplice Fronteira

No Paraná, o eclipse começa às 16:43 e termina às 18:32

Observação domiciliar, como óculos escuros ou uso de filmes de raios X, nos enganam, pois a imagem parece segura, mas não bloqueiam os raios UV e IR, e isso pode causar danos significativos à retina dos olhos. Foto: Pixabay

Hoje, quarta-feira, 2 de outubro, a população da região da Tríplice Fronteira, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, poderá ver o eclipse solar parcial, fenômeno em que a Lua se coloca exatamente entre a Terra e o Sol, ocultando parcialmente a luz solar.

No Paraná, o eclipse começa às 16:43 e termina às 18:32.

Nicolás Masloff, astrônomo paraguaio, alertou sobre os perigos de observar o fenômeno sem a proteção adequada: “Para observar um eclipse com segurança, a fim de evitar danos à visão, é necessário ter filtros projetados especificamente para eclipses, que bloqueiem a luz UV e IR. Sol, e permitir a passagem de apenas uma pequena porcentagem da luz visível.

Segundo ele, métodos de observação domiciliar, como óculos escuros ou uso de filmes de raios X  “nos enganam, pois a imagem parece segura, mas não bloqueiam os raios UV e IR, e isso pode causar danos significativos à retina do olhos.”

Sair da versão mobile