A vinda do presidente Michel Temer a Foz do Iguaçu, neste sábado (7), é uma oportunidade de as autoridades locais cobrarem promessas do governo e de seus aliados.
Entre elas, a da construção da Perimetral Leste, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a ampliação da pista do aeroporto.
Foi um dos aliados de Temer, o deputado federal Fernando Giacobo (PR), que anunciou, em fevereiro, que agora em abril seria assinada a ordem de serviço da pavimentação e outras obras da Perimetral Leste.
Segundo Giacobo, já estariam assegurados os recursos de R$ 100 milhões para a Perimetral Leste. Ele disse que o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, viria a Foz assinar a ordem de serviço.
O problema é que Quintela não é mais ministro dos Transportes – ele deixou o cargo no dia 31 de março para concorrer ao Senado.
A Perimetral Leste, se um dia for construída, irá ligar a BR-469 (Rodovia das Cataratas) à BR-277, desviando do centro da cidade o tráfego de caminhões que vêm ou seguem para a Argentina.
A duplicação da BR-469 é outra reivindicação antiga, bem como a ampliação da pista do aeroporto, para permitir que Foz do Iguaçu receba voos internacionais.