Netflix lança filme sobre a tríplice fronteira, em março

Onde é isso? Talvez seja numa das cidades próximas. Se alguém souber, pode dizer. Imagem retirada do trailer do filme.

Em inglês, Triple Frontier; em espanhol, Triple Frontera; na versão para o português, Operação Fronteira.

Depois de dez anos de idas e vindas, é este o filme que vai estrear na Netflix em março do ano que vem, com Ben Affleck à frente do elenco.

A sinopse, traduzida inclusive para sites brasileiros especializados em cinema, já dá uma ideia da ignorância de quem escreve e traduz.

“A fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai é o lugar onde o rio paraguaio, Paraná, divide o rio Iguaçú (sic) em território brasileiro e argentino. No entanto, além de um marco da fronteira geográfica entre os três paises (sic), a convergência de rios dificulta o monitoramento policial da área, o que fez a região ficar conhecida como ‘o paraíso do crime organizado’.”

Os “pequenos erros”, além dos gramaticais: o Rio Paraná é paraguaio? Só a metade que lhe cabe depois que o rio divide Brasil e Paraguai.

“O Rio Paraná divide o Rio Iguaçu em território brasileiro e argentino?” Cruzes, aí é de doer. O Iguaçu divide de fato Brasil e Argentina, mas é afluente do Paraná, como todos sabemos, menos o pessoal de Hollywood, que sequer olha um mapa antes de escrever essas bobagens.

Quanto ao filme, já teve grandes atores cotados para o papel principal: Johnny Depp, Leonardo Di Caprio, Tom Hanks, Channing Tatum, Tom Hardi e Ben Affleck, entre outros. Todos desistiram.

O elenco, da esquerda para a direita, começando do alto: Ben Affleck, Pedro Pascal, Oscar Isaac, Adria Arjona, Charlie Hunnan e Garrett Hedlund.

Mas, quando a Netflix assumiu o projeto, que inicialmente deveria ser dirigido por Kathryn Bigelow (ganhadora do Oscar com “Guerra ao Terror”), Ben Affleck aceitou participar.

J. C. Chandor, o diretor.

A direção ficou com J.C. Chandor, especialista em filmes de aventura (“O Ano Mais Violento”), com roteiro de Mark Boal (ganhador de um Oscar com o melhor roteiro original), em parceria com o diretor.

É um filme de ação. “Operação Fronteira” acompanha cinco ex-agentes especiais dos Estados Unidos que se unem para roubar um traficante que age na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Não será fácil. A sinopse também diz que “quando os eventos tomam um rumo inesperado, suas habilidades e lealdades morais são postas à prova em uma épica batalha por sobrevivência”.

Pura adrenalina, pra quem gosta de filmes de aventura, com muitos tiros e mortes a dar com o pé.

Além de Affleck, o filme terá outros bons atores, como Charlie Hunnam, o guatemalteco Oscar Isaac e o chileno Pedro Pascal.

 

Sair da versão mobile