No Paraguai, chuvas da semana passada animam produtores e eles já começaram a plantar soja

Em Alto Paraná, houve entre 35 mm e 40 mm de chuva na semana passada

Colheita de soja no Paraguai. Foto: Agência IP

Produtores afirmam que as chuvas dos últimos dias favorecem os preparativos para o início do plantio da soja no Paraguai.

Semanas atrás eles relataram um solo seco e impróprio para o plantio, porém, o clima atual permitiu o início da semeadura em vários departamentos produtivos do país (departamentos no Paraguai equivalem a estados no Brasil).

Aurio Frighetto, agricultor e representante da Coordenadoria Agropecuária do Paraguai (CAP), no departamento de Alto Paraná, informou que houve entre 35 mm e 40 mm de chuva na região, na semana passada.

“As chuvas não foram generalizadas, porém, ajudaram muito para começar o plantio da soja por aqui. Estimo que crescerá muita soja este ano e estamos bastante entusiasmados”, disse.

Por sua vez, Cristi Zorrilla, presidente do CAP, subsidiária de Caaguazú, confirmou o entusiasmo dos produtores: “aqui os produtores já estão preparando tudo para o plantio da soja.”.

No departamento de Itapúa, as chuvas também foram localizadas, mas em termos gerais, 20% das áreas agrícolas já estão sendo semeadas em todo o departamento.

“Quem plantou milho já está plantando soja”, comemora Marcio De Souza, produtor de grãos da região.

Com informações do Jornal La Clave

Sair da versão mobile