No Paraná, lá vai tinta contra os ladrões de caixas eletrônicos

O projeto de Lei que obriga estabelecimentos bancários e financeiros, em todo o Paraná, a instalar em seus caixas eletrônicos equipamentos antifurto que manchem de tinta as cédulas de dinheiro em casos de tentativa e de explosão dos terminais foi aprovado em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa (Alep). A matéria recebeu 39 votos favoráveis e nenhum contrário.

A proposta, que tramita sob o nº 169/2015, determina que os dispositivos instalados devem garantir o entintamento de pelo menos 98% das células existentes nos caixas eletrônicos ou equipamentos similares.

Mais: o equipamento, de acordo com o texto, terá que ser acionado automaticamente no caso de explosão ou tentativa de abertura forçada dos terminais.

Será que vai adiantar alguma coisa? Bom, pelo menos para o autor da proposta, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), sim. Ele afirma que “a proteção por tinta é considerada hoje, no mundo todo, o meio mais seguro e eficiente de proteger o dinheiro, os negócios e a vida humana. Os criminosos rapidamente aprendem que onde existe proteção por entintamento é impossível ter acesso às cédulas”.

Fonte e foto: Alep

Sair da versão mobile