No Porto de Paranaguá: conheça o primeiro navio sustentável do mundo

Fretado pela multinacional Cargill, o navio será carregado com 63 mil toneladas de farelo de soja no terminal marítimo paranaense

O navio e uma das duas velas metálicas que movimentam a embracação. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Um navio com velas metálicas, que utiliza o vento para economizar combustível durante a navegação e emite 30% menos gás carbônico que os convencionais.

Esse é o Pyxis Ocean, considerado o primeiro navio “verde” do mundo e que, em sua primeira viagem com a nova tecnologia, teve como destino o Porto de Paranaguá, no Paraná, segundo informa a Agência Estadual de Notícias.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na quarta-feira (20) a bordo do cargueiro, que partiu do Porto de Xangai, na China, no início de agosto.

Fretado pela multinacional Cargill, o navio será carregado com 63 mil toneladas de farelo de soja no terminal marítimo paranaense na próxima semana, com destino à Polônia.

A tecnologia do Pyxis Ocean, chamada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BRA Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies e a Mitsubishi e apoio da União Europeia. Ela busca inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes. A BRA trabalha em projetos náuticos, incluindo experiência em regatas oceânicas, como a America’s Cup.

Com ventos, cargueiro tem economia de até 30% de combustíveis| Foto: Cargill/Business Wire/Divulgação
Uma das velas que movimentam a embarcação. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Embarcação ancorada no Porto de Paranaguá. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com informações da AEN

Sair da versão mobile