No Não Viu? é assim: quando é pra elogiar, a gente também elogia. E agora vem a notícia boa: Foz do Iguaçu conquistou a pontuação máxima na categoria Gestão da Educação no Atlas da Eficiência, divulgado no dia 28 de dezembro pelo Instituto de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade (I3GS).
Apenas 14 dos 399 municípios do Paraná obtiveram o mesmo resultado, de 1.000 pontos.
O instituto I3GS foi criado para gerar inteligência no campo da gestão pública e corporativa, produzindo e difundindo conhecimentos que permitam influenciar transformações sociais, políticas, econômicas, ambientais, culturais e científicas.
Tais informações, após compiladas, são disponibilizadas na forma de publicação no Atlas da Eficiência.
Para o secretário de Educação, professor Fernando Lima, a pontuação é resultado dos constantes investimentos feitos pelo governo municipal nas instituições de ensino, alem da valorização do professor, com formações continuadas e novas contratações.
“Essa conquista reflete o trabalho e o comprometimento de todos nós, equipes da secretaria e de cada unidade escolar. Podemos afirmar com segurança que as escolhas ousadas que fizemos, enquanto gestão, permitiram um maior alcance das ações e volume nos resultados”, afirmou.
Os investimentos na educação nos quase dois anos da atual administração já alcançaram a marca de R$ 70 milhões e incluem adequações nos espaços físicos, reaparelhamento, aquisição de materiais e serviços importantes, e a necessária e contínua renovação dos quadros de pessoal nas diversas carreiras da educação, elevando a pasta a uma condição de prioridade enquanto política pública em favor da população.
Um importante indicador deste resultado foi o IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a nota 7,2 na última avaliação – resultado que elevou o município à condição de 1º lugar no Paraná entre todos os municípios com mais de 300 mil habitantes.
“Esperamos que 2019 seja um ano excepcionalmente produtivo, e que possamos continuar celebrando com toda comunidade escolar resultados como este”, comentou o secretário. Os municípios eficientes também são chancelados com o Selo Efi (Eficiência na Gestão Pública).
A pesquisa completa está disponível no endereço eletrônico: I3GS